Gerações mais novas apresentam declínio cognitivo confirmado por estudo científico

O efeito Flynn reverso em evidência

A percepção de que as gerações mais novas apresentam declínio cognitivo acaba de ganhar uma confirmação científica importante.

Um estudo recente da Universidade Northwestern mostrou evidências do chamado “Efeito Flynn reverso” em uma amostra grande de adultos americanos entre 2006 e 2018.

O efeito Flynn é um fenômeno observado em testes de inteligência que indica um aumento constante na pontuação média ao longo do tempo. Em outras palavras, a cada geração que faz um teste de inteligência, a pontuação média é mais alta do que a geração anterior.

Ou seja, a reversão deste efeito, conforme mostrou o estudo, significa dizer que, pela primeira vez, uma geração apresenta níveis de inteligência inferiores às gerações anteriores.

Os resultados indicaram uma tendência negativa consistente para três dos quatro domínios cognitivos, com queda nos escores de habilidade de raciocínio verbal, raciocínio matricial e séries de letras e números.

Os escores de habilidade composta (escores únicos derivados de várias informações) também foram menores para amostras mais recentes. Apenas os escores de rotação 3D aumentaram entre os anos de 2011 a 2018.

Todas as diferenças nos escores estiveram presentes independentemente da idade, escolaridade ou sexo.

O estudo não examinou as razões para o declínio nos escores de QI, mas sugere que a mudança nos valores percebidos na sociedade e o declínio na motivação podem ser fatores que influenciaram as quedas nas pontuações.

Os pesquisadores também chamaram a atenção para as alterações do sistema educacional norte americano, que passou a enfatizar a abordagem STEAM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering , Arts e Mathematics.)

Trata-se de uma abordagem educacional que busca integrar essas diferentes áreas do conhecimento em um único currículo, a fim de fornecer aos estudantes uma compreensão mais ampla e interdisciplinar do mundo ao seu redor e prepará-los para futuras carreiras em áreas relacionadas a estes conhecimentos.

É uma abordagem similar a adotada no Brasil, com o Novo Ensino Médio, alvo de críticas por segmentos importantes da educação brasileira.

Alguns críticos deste modelo argumentam que o sistema STEAM pode favorecer estudantes com habilidades técnicas em detrimento de habilidades criativas e artísticas. Isso pode levar a uma cultura de aprendizado muito orientada para a tecnologia e o mercado, em detrimento do pensamento crítico e da resolução de problemas.

O estudo não fecha a compreensão de que estas mudanças significaram prejuízo intelectual para os jovens, apenas ressalta a possibilidade de interferência no desenvolvimento cognitivo amplo.

O estudo foi publicado na revista Intelligence e os cientistas estão buscando mais dados para realizar estudos de acompanhamento.

Referência:

Efeito Flynn

O efeito Flynn, também conhecido como aumento do QI de Flynn, é um fenômeno observado em diversos países ao redor do mundo em que o quociente de inteligência (QI) médio da população aumenta ao longo das gerações. Esse efeito foi descoberto pelo psicólogo James Flynn, em 1984, após analisar dados de testes de QI realizados em diversos países ao longo do século XX.

Uma das principais explicações para o efeito Flynn é o aumento da complexidade do ambiente em que as pessoas vivem, incluindo o acesso à educação, ao conhecimento e a tecnologias. Essa complexidade estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a resolução de problemas e o pensamento crítico.

Um exemplo de como o efeito Flynn pode ser observado é o aumento do QI médio das populações em diversos países ao longo do século XX. Em 1900, por exemplo, a pontuação média no teste de QI era de cerca de 70 pontos nos Estados Unidos, enquanto em 2018 a média estava em torno de 100 pontos. Essa tendência de aumento no QI também foi observada em outros países, como na Noruega, na França e na Grã-Bretanha.

No entanto, é importante lembrar que o efeito Flynn não é uma garantia de que as pessoas se tornem mais inteligentes ao longo do tempo, mas sim uma mudança na média da pontuação de QI da população. Além disso, alguns pesquisadores argumentam que o efeito pode estar diminuindo em algumas partes do mundo devido a fatores como a falta de desafios cognitivos significativos em ambientes de trabalho e a exposição excessiva às mídias sociais.

Conheça

Nossos Livros

Cada livro aborda um tema importante para a criança, como dedicação, resiliência, alimentação, força de vontade…

Maria Lúcia era uma menina muito inteligente e sempre vencia as disputas com as amigas, até a chegada de Helena – uma exímia jogadora de xadrez, um jogo que ninguém da turma sabia jogar. 
Como Maria Lúcia vai conseguir manter a reputação?

Tiago estava todo atrapalhado e trocava as coisas que tinha de fazer. Era a escova de dente no lugar do pente, a geladeira em vez do chuveiro. Enorme confusão. Mas o que estava acontecendo com o jovem Tiago? Era preciso descobrir! E foi o que aconteceu quando um acidente aconteceu na vida dele.

Sofia estava irritada porque não conseguia fazer com que as amigas brincassem com ela. Ela pedia, chorava, reclamava e só se irritava. Então, ela vive uma experiência emocionante e mágica que a fará compreender como convencer as suas amigas sobre algo que ela considera importante e bom para todos. 

Marcelo quer ser um campeão em seu esporte preferido, mas fica nervoso, perde a confiança e não consegue vencer as provas de natação. O que ele pode fazer para melhorar o nervosismo? Ele até pensa em desistir, mas descobre como melhorar seu desempenho na água.

 

Três histórias reunidas que abordam diversos temas importantes para o desenvolvimento intelectual das crianças.

 

Fabiana Desapareceu:

Ela era uma linda garotinha que só pensava em brincar, até que algo deu errado e ela desapareceu. Foi um grande mistério em toda a cidade e só uma pessoa seria capaz de desvendar. Descubra os valores dessa história.

O Segredo de Paulo:

Paulo tinha um sonho, mas não conseguia realizá-lo. Até que um dia, ele encontrou com Fabiana, que lhe contou um grande segredo. A vida de Paulo mudou depois disso.

Mariana Queria Voar Um dia, quando passeava com seu avô, a pequena Mariana viu no céu algo que a encantou. Ela decidiu que iria ter um daqueles, mas ninguém acreditava nela, exceto um verdadeiro amigo. Emocione-se com esta história de amizade e perseverança.

Gabriel queria ser um bom jogador de futebol, mas não tinha a menor habilidade. Por que ele não conseguia ser bom no esporte? O que ele não estava sabendo fazer? Leia esta história e ensine as crianças os segredos para melhorar a habilidade em qualquer esporte que elas já praticam.

O que dizem nossos leitores

As histórias dos Livros da série Noites com letras são “interligadas”. Isso prendeu a atenção do meu filho deixando-o tão empolgado que não queria dormir pra ler mais historinhas. Gostamos demais!

5/5

“Meu filho adorou! E eu também!”

4.2/5

Uma leitura dinâmica que trabalha sutilmente a verdade com a paz, usando o argumento como benefício ao todo . Desperta para a compreensão e a empatia.

5/5