A espetacular transformação que cães provocam no comportamento e desenvolvimento cognitivo humano

Um novo estudo destaca os benefícios psicológicos e neurológicos da interação com cães, revelando que atividades como brincar e caminhar com cães aprimoram as forças das ondas cerebrais ligadas ao relaxamento e concentração.

A pesquisa avança além das observações gerais ao utilizar a tecnologia de EEG para quantificar a atividade elétrica do cérebro durante oito distintas atividades relacionadas a cães, incluindo cuidados com a pelagem, brincadeiras e alimentação.

Os resultados indicam reduções significativas no estresse, depressão e fadiga após essas interações. Este entendimento mais detalhado de como diferentes atividades impactam o bem-estar pode formatar terapias assistidas por animais mais eficazes.

As intervenções assistidas por animais, como a terapia canina, são amplamente utilizadas em hospitais, escolas e além, para ajudar a reduzir a ansiedade, aliviar o estresse e fomentar sentimentos de confiança.

Estudos sobre os potenciais benefícios das interações com animais frequentemente adotam uma abordagem holística, comparando o humor ou os níveis hormonais das pessoas antes e depois de passarem tempo com um animal de serviço.

No entanto, essa abordagem não diferencia entre tipos de interações, como cuidar, alimentar ou brincar com um animal, limitando nosso entendimento de como cada interação específica impacta a saúde e o bem-estar de uma pessoa.

Para entender melhor como tais atividades relacionadas a animais afetam o humor, Yoo e colegas recrutaram uma pequena amostra de 30 participantes adultos para realizar oito atividades diferentes com um cão bem treinado, como brincar com um brinquedo de mão, dar-lhe petiscos e tirar fotos com ele.

Os participantes usaram eletrodos de eletroencefalografia (EEG) para registrar a atividade elétrica do cérebro enquanto interagiam com o cão e registraram seu estado emocional subjetivo imediatamente após cada atividade.

A força relativa das oscilações da banda alfa no cérebro aumentou enquanto os participantes brincavam e caminhavam com o cão, refletindo um estado de vigília relaxada.

Quando cuidando, massageando suavemente ou brincando com o cão, a força da oscilação da banda beta aumentou, um impulso tipicamente ligado à concentração aprimorada. Os participantes também relataram sentir-se significativamente menos fatigados, deprimidos e estressados após todas as atividades relacionadas a cães.

Embora nem todos os participantes possuíssem animais de estimação, seu gosto por animais provavelmente motivou sua disposição para participar do experimento, podendo enviesar os resultados.

No entanto, os autores afirmam que as relações únicas entre atividades específicas e seus efeitos fisiológicos poderiam servir como referência para programar intervenções assistidas por animais direcionadas no futuro.

Esta pesquisa comparou as respostas psicofisiológicas e emocionais durante diversas atividades com um cão para entender o impacto do tipo de atividade. Incluindo 30 adultos saudáveis (idade média: 27,9 ± 8,4 anos), os participantes realizaram oito atividades diferentes com um cão por 3 minutos cada.

Essas atividades incluíram encontros, brincadeiras, alimentação, massagem, cuidados com a pelagem, fotografia, abraços e caminhadas. As ondas cerebrais nas regiões pré-frontal, frontal, parietal e occipital foram medidas durante as atividades.

A avaliação subjetiva de suas emoções foi registrada após cada atividade por meio do Perfil de Estados de Humor, Método Diferencial Semântico e Escala Numérica de Estresse.

Os espectros de potência alfa (relativo, lento relativo, rápido relativo) indicaram que o estado de relaxamento e repouso do cérebro aumentou significativamente ao brincar e caminhar com um cão.

Os espectros de potência beta (relativo, baixo relativo e médio relativo) aumentaram significativamente durante as atividades de massagem, cuidados e brincadeiras com o cão, indicando uma concentração aprimorada sem estresse. Notavelmente, brincar com um cão afetou positivamente tanto o relaxamento quanto a concentração.

O resultado do Perfil de Estados de Humor mostrou que atividades como alimentar, massagear e abraçar o cão diminuíram a pontuação total do transtorno de humor, indicando um efeito positivo no humor dos participantes.

O Método Diferencial Semântico revelou que os participantes se sentiram confortáveis e naturais ao caminhar com um cão e relaxados ao massageá-lo. Os participantes mostraram humores significativamente menos estressantes em todas as atividades. Este estudo demonstrou que atividades específicas com cães podem ativar um relaxamento mais forte, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade ao facilitar o aumento da atividade cerebral.

Além disso, interações com cães podem diminuir o estresse e induzir respostas emocionais positivas. Esses resultados fornecem dados que formam a base para a composição do programa AAI e podem ser aplicáveis como referência para determinar as atividades mais eficazes para aplicações específicas

Referência:

Onyoo Yoo,YuTong Wu,Jin Soo Han,Sin-Ae Park. Psychophysiological and emotional effects of human–Dog interactions by activity type: An electroencephalogram study Published: March 13, 2024
https://doi.org/10.1371/journal.pone.0298384

Outros Estudos

Elementor #2532

Alcance níveis elevados de atenção plena com simples atitudes diárias Há um chamado urgente em meio ao caos moderno: ajudar nossas crianças a resgatar a lucidez e a conexão com o instante presente. A atenção

Leia Mais »

O surpreendente poder dos cães no desenvolvimento cognitivo humano

Um estudo recente revelou que interagir com cães, especialmente através de brincadeiras e caminhadas, melhora significativamente o relaxamento e a concentração. A pesquisa, utilizando EEG, analisou os efeitos de oito atividades diferentes com cães sobre a atividade cerebral, observando reduções notáveis em estresse, depressão e fadiga. Este trabalho sugere que variadas interações com cães influenciam de forma única o bem-estar, abrindo caminho para terapias assistidas por animais mais eficazes. Com 30 adultos participantes, o estudo destacou como certas atividades com cães podem promover um melhor humor e redução do estresse, oferecendo insights importantes para otimizar a terapia assistida por animais.

Leia Mais »

Como aumentar a atenção e concentração em caminhadas de 40 minutos

Pesquisadores da Universidade de Utah descobriram que caminhadas em ambientes naturais melhoram significativamente a concentração cerebral, superando os benefícios do exercício sozinho. Usando EEG, o estudo mostrou que a natureza potencializa o controle executivo no cérebro. Essa pesquisa enfatiza a necessidade de integrar espaços verdes na vida urbana.

Leia Mais »

Nossos Livros

Cada livro aborda um tema importante para a criança, como dedicação, resiliência, alimentação, força de vontade…

Maria Lúcia era uma menina muito inteligente e sempre vencia as disputas com as amigas, até a chegada de Helena – uma exímia jogadora de xadrez, um jogo que ninguém da turma sabia jogar. 
Como Maria Lúcia vai conseguir manter a reputação?

Tiago estava todo atrapalhado e trocava as coisas que tinha de fazer. Era a escova de dente no lugar do pente, a geladeira em vez do chuveiro. Enorme confusão. Mas o que estava acontecendo com o jovem Tiago? Era preciso descobrir! E foi o que aconteceu quando um acidente aconteceu na vida dele.

Sofia estava irritada porque não conseguia fazer com que as amigas brincassem com ela. Ela pedia, chorava, reclamava e só se irritava. Então, ela vive uma experiência emocionante e mágica que a fará compreender como convencer as suas amigas sobre algo que ela considera importante e bom para todos. 

Marcelo quer ser um campeão em seu esporte preferido, mas fica nervoso, perde a confiança e não consegue vencer as provas de natação. O que ele pode fazer para melhorar o nervosismo? Ele até pensa em desistir, mas descobre como melhorar seu desempenho na água.

 

Três histórias reunidas que abordam diversos temas importantes para o desenvolvimento intelectual das crianças.

 

Fabiana Desapareceu:

Ela era uma linda garotinha que só pensava em brincar, até que algo deu errado e ela desapareceu. Foi um grande mistério em toda a cidade e só uma pessoa seria capaz de desvendar. Descubra os valores dessa história.

O Segredo de Paulo:

Paulo tinha um sonho, mas não conseguia realizá-lo. Até que um dia, ele encontrou com Fabiana, que lhe contou um grande segredo. A vida de Paulo mudou depois disso.

Mariana Queria Voar Um dia, quando passeava com seu avô, a pequena Mariana viu no céu algo que a encantou. Ela decidiu que iria ter um daqueles, mas ninguém acreditava nela, exceto um verdadeiro amigo. Emocione-se com esta história de amizade e perseverança.

Gabriel queria ser um bom jogador de futebol, mas não tinha a menor habilidade. Por que ele não conseguia ser bom no esporte? O que ele não estava sabendo fazer? Leia esta história e ensine as crianças os segredos para melhorar a habilidade em qualquer esporte que elas já praticam.

O que dizem nossos leitores

As histórias dos Livros da série Noites com letras são “interligadas”. Isso prendeu a atenção do meu filho deixando-o tão empolgado que não queria dormir pra ler mais historinhas. Gostamos demais!

5/5

“Meu filho adorou! E eu também!”

4.2/5

Uma leitura dinâmica que trabalha sutilmente a verdade com a paz, usando o argumento como benefício ao todo . Desperta para a compreensão e a empatia.

5/5