O nível de informação retida na mente de uma criança depende de uma série de ocorrências necessárias para que o cérebro consiga reter a informação. Desde a alimentação à qualidade do sono, passando pela qualidade emocional do ambiente em que vive, o ritmo de aprendizagem de uma criança é ditado por uma série de fatores.
Entretanto, em todas eles, o processo de formação da memória seguirá um ritmo de processamento que vai da aquisição até a recuperação da informação armazenada. Conhecer estas etapas é um processo importante para que pais e professores possam elevar o potencial de aprendizagem da criança.
“Os maiores reguladores da aquisição, da formação e da evocação das memórias são justamente as emoções e os estados de ânimo” (Izquierdo, Ivan. Memória (p. 4)). Isso quer dizer que desenvolver um ambiente em que a criança sinta-se segura e, ao mesmo tempo, atraída pela informação, exerce um papel fundamental para que ela retenha a informação por mais tempo.
Outro elemento importante para a consolidação de memória é a qualidade do sono, que fornece ao cérebro um momento importante para realizar a desintoxicação – ou seja, eliminação de proteínas ruins que, se não retiradas, influenciam o funcionamento do cérebro e podem gerar as doenças do cérebro.
Dormir corretamente, ter apoio emocional e um ambiente atrativo são elementos essenciais para que a memória tenha sua capacidade garantida e ampliada.
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