Desvendando a Linguagem Infantil:3 fatores cruciais para o desenvolvimento da capacidade

A aquisição da linguagem infantil é um processo dinâmico e multifacetado, influenciado por diversos fatores. Um estudo recente trouxe luz a esses aspectos, destacando-se na forma como desafia conceitos prévios, especialmente em relação a famílias de baixa renda.

A pesquisa, liderada pela professora Elika Bergelson, da Universidade de Havard, revela que a compreensão da linguagem começa mais cedo do que se imaginava anteriormente, já por volta dos 6-7 meses de idade. Este achado é crucial, pois mostra que bebês já estão processando e entendendo aspectos da linguagem infantil bem antes de começarem a falar. Esta fase inicial é fundamental para o desenvolvimento linguístico subsequente, pois estabelece a base para a aquisição de linguagem mais complexa.

Além disso, o estudo identificou uma melhoria significativa na compreensão da linguagem infantil por volta do primeiro aniversário da criança. Este marco é importante, pois coincide com o período em que as crianças começam a produzir suas primeiras palavras verdadeiras. A pesquisa sugere que, por volta dessa idade, as crianças não apenas compreendem melhor a linguagem, mas também começam a se tornar parceiras ativas na comunicação.

Um dos aspectos mais interessantes do estudo é sua abordagem global e inclusiva. Ao analisar dados de crianças de diversas origens socioeconômicas, culturais e linguísticas, a pesquisa desafia a noção de que famílias de baixa renda oferecem uma ‘menor qualidade’ de entrada linguística para seus filhos. Este achado tem implicações significativas para políticas públicas e práticas educacionais, pois ressalta a importância de considerar diversos contextos familiares e culturais na avaliação e no apoio ao desenvolvimento da linguagem infantil.

Além disso, a pesquisa também examina a aquisição da linguagem em crianças com deficiências sensoriais, como surdez e cegueira. Este é um campo relativamente menos explorado e que oferece possibilidades para entender melhor como essas crianças se adaptam e aprendem a se comunicar de maneiras que diferem dos métodos tradicionais baseados na visão e audição.

Os resultados do estudo também indicam que os principais preditores do desenvolvimento da linguagem infantil são a idade, fatores clínicos como prematuridade ou dislexia, e a quantidade de fala que as crianças ouvem do mundo ao seu redor. Esta descoberta é significativa porque mostra que, além dos fatores biológicos e cognitivos inatos, o ambiente linguístico em que a criança está imersa desempenha um papel crucial em seu desenvolvimento linguístico.

Em resumo, o estudo oferece uma visão abrangente e detalhada sobre como as crianças adquirem a linguagem, destacando a importância dos primeiros meses de vida e a influência do ambiente linguístico. Ao fazê-lo, ele desafia muitas suposições anteriores e abre caminho para novas abordagens na educação e na intervenção linguística, garantindo que todas as crianças, independentemente de seu background, tenham a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades linguísticas.

Conheça os 3 Principais fatores que influenciam a capacidade de falar

A aquisição da linguagem em crianças é influenciada por três fatores principais: idade, condições clínicas e o ambiente linguístico. Primeiramente, a idade desempenha um papel crucial. As crianças começam a compreender a linguagem por volta dos 6-7 meses, com avanços significativos por volta do primeiro aniversário. Este desenvolvimento está intrinsecamente ligado ao crescimento cognitivo e neurológico.

Em segundo lugar, fatores clínicos como prematuridade ou condições como a dislexia podem impactar a aquisição da linguagem. Crianças com essas condições podem enfrentar desafios únicos e possíveis atrasos, necessitando de atenção especial para seu desenvolvimento linguístico.

Por fim, a quantidade de linguagem que as crianças ouvem dos adultos ao seu redor é fundamental. A exposição a um maior volume de fala, rica em vocabulário e complexidade, contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades linguísticas robustas. Conversas interativas e envolventes entre adultos e crianças são essenciais para fomentar essa habilidade.

Entender esses aspectos é vital para apoiar efetivamente o desenvolvimento linguístico das crianças.

1. A idade

A idade é um fator crucial no desenvolvimento da linguagem. À medida que as crianças crescem, suas habilidades linguísticas naturalmente se expandem e se aprimoram. O estudo identificou marcos específicos de desenvolvimento, como o início da compreensão da linguagem por volta dos 6-7 meses e uma melhoria significativa na compreensão por volta do primeiro aniversário. Este avanço é um processo contínuo e está ligado ao desenvolvimento cognitivo e neurológico da criança.

2. Fatores clínicos

Certos fatores clínicos, como prematuridade ou condições como dislexia, podem influenciar o desenvolvimento da linguagem. Crianças que nascem prematuras ou têm condições que afetam sua aprendizagem e processamento de informações podem experimentar padrões diferentes ou atrasos na aquisição da linguagem. Por exemplo, crianças com dislexia podem enfrentar desafios específicos na aprendizagem de habilidades linguísticas, especialmente em relação à leitura e escrita.

3. Exposição a ambientes de conversas

A quantidade de linguagem que as crianças ouvem de adultos ao seu redor é um fator significativo. Crianças que são expostas a mais fala por parte dos adultos tendem a desenvolver melhores habilidades linguísticas. Isso inclui não apenas a quantidade de palavras que ouvem, mas também a qualidade das interações linguísticas, como a riqueza do vocabulário, a complexidade da linguagem e o envolvimento em conversas bidirecionais. Este aspecto da pesquisa desafia a noção de que apenas a qualidade da fala dos pais é importante, mostrando que a quantidade também desempenha um papel crucial.

Referência:

Outros Estudos

O surpreendente poder dos cães no desenvolvimento cognitivo humano

Um estudo recente revelou que interagir com cães, especialmente através de brincadeiras e caminhadas, melhora significativamente o relaxamento e a concentração. A pesquisa, utilizando EEG, analisou os efeitos de oito atividades diferentes com cães sobre a atividade cerebral, observando reduções notáveis em estresse, depressão e fadiga. Este trabalho sugere que variadas interações com cães influenciam de forma única o bem-estar, abrindo caminho para terapias assistidas por animais mais eficazes. Com 30 adultos participantes, o estudo destacou como certas atividades com cães podem promover um melhor humor e redução do estresse, oferecendo insights importantes para otimizar a terapia assistida por animais.

Leia Mais »

Como aumentar a atenção e concentração em caminhadas de 40 minutos

Pesquisadores da Universidade de Utah descobriram que caminhadas em ambientes naturais melhoram significativamente a concentração cerebral, superando os benefícios do exercício sozinho. Usando EEG, o estudo mostrou que a natureza potencializa o controle executivo no cérebro. Essa pesquisa enfatiza a necessidade de integrar espaços verdes na vida urbana.

Leia Mais »

Nossos Livros

Cada livro aborda um tema importante para a criança, como dedicação, resiliência, alimentação, força de vontade…

Maria Lúcia era uma menina muito inteligente e sempre vencia as disputas com as amigas, até a chegada de Helena – uma exímia jogadora de xadrez, um jogo que ninguém da turma sabia jogar. 
Como Maria Lúcia vai conseguir manter a reputação?

Tiago estava todo atrapalhado e trocava as coisas que tinha de fazer. Era a escova de dente no lugar do pente, a geladeira em vez do chuveiro. Enorme confusão. Mas o que estava acontecendo com o jovem Tiago? Era preciso descobrir! E foi o que aconteceu quando um acidente aconteceu na vida dele.

Sofia estava irritada porque não conseguia fazer com que as amigas brincassem com ela. Ela pedia, chorava, reclamava e só se irritava. Então, ela vive uma experiência emocionante e mágica que a fará compreender como convencer as suas amigas sobre algo que ela considera importante e bom para todos. 

Marcelo quer ser um campeão em seu esporte preferido, mas fica nervoso, perde a confiança e não consegue vencer as provas de natação. O que ele pode fazer para melhorar o nervosismo? Ele até pensa em desistir, mas descobre como melhorar seu desempenho na água.

 

Três histórias reunidas que abordam diversos temas importantes para o desenvolvimento intelectual das crianças.

 

Fabiana Desapareceu:

Ela era uma linda garotinha que só pensava em brincar, até que algo deu errado e ela desapareceu. Foi um grande mistério em toda a cidade e só uma pessoa seria capaz de desvendar. Descubra os valores dessa história.

O Segredo de Paulo:

Paulo tinha um sonho, mas não conseguia realizá-lo. Até que um dia, ele encontrou com Fabiana, que lhe contou um grande segredo. A vida de Paulo mudou depois disso.

Mariana Queria Voar Um dia, quando passeava com seu avô, a pequena Mariana viu no céu algo que a encantou. Ela decidiu que iria ter um daqueles, mas ninguém acreditava nela, exceto um verdadeiro amigo. Emocione-se com esta história de amizade e perseverança.

Gabriel queria ser um bom jogador de futebol, mas não tinha a menor habilidade. Por que ele não conseguia ser bom no esporte? O que ele não estava sabendo fazer? Leia esta história e ensine as crianças os segredos para melhorar a habilidade em qualquer esporte que elas já praticam.

O que dizem nossos leitores

As histórias dos Livros da série Noites com letras são “interligadas”. Isso prendeu a atenção do meu filho deixando-o tão empolgado que não queria dormir pra ler mais historinhas. Gostamos demais!

5/5

“Meu filho adorou! E eu também!”

4.2/5

Uma leitura dinâmica que trabalha sutilmente a verdade com a paz, usando o argumento como benefício ao todo . Desperta para a compreensão e a empatia.

5/5