Hábitos formam a essência do comportamento humano. Todas as pessoas simplesmente desenvolvem hábitos.
O maior problema dos hábitos é que o encéfalo não distingue a sua qualidade. Ele simplesmente desenvolve o hábito, sem identificar sua natureza, que pode ser boa ou ruim.
Mas, o que é um hábito?
Para termos clareza quanto à definição do que venha a ser um hábito, precisamos compreender como o cérebro desenvolve o processo de “recompensa”.
Seres humanos possuem um sistema pré-definido para adaptar o comportamento conforme o ambiente e, na maioria das vezes, tendo como objetivo algum tipo de recompensa – que pode ser desde o simples conforto cognitivo (não ter qualquer tipo de atrito, por exemplo) até a obtenção de algum prazer, como comer um pedaço de chocolate.
Várias evidências indicam que a região envolvida na formação de hábitos está envolvida também com o sistema de “recompensa”, que de algum modo atribui valor para certos comportamentos (reforça esses comportamentos) que são adaptativos – ou seja, se alteram conforme o ambiente.
Assim, quando diante de uma boa recompensa, este sistema tem a função de registrar as informações essenciais para que o indivíduo obtenha a recompensa repetidas vezes, até que, dada um certo número de repetição daquele comportamento, o hábito seja formado.
É aqui que pais e professores podem influenciar o processo de formação de bons hábitos e, ao mesmo tempo, evitar que comportamentos ruins se transformem em hábitos.
Eles podem trabalhar o sistema de recompensa de um modo relativamente simples. Basta desenvolver algumas recompensas, como por exemplo:
Elogiar:
Muitos pais e mães não elogiam constantemente os acertos dos filhos, mas, prontamente, criticam os erros. Elogiar, entretanto, estimula a e o sentimento de pertencimento – duas recompensas poderosas. Em uma recente pesquisa sobre a influência dos pais e professores para o desenvolvimento cognitivo de crianças ficou constatado que o simples feedback positivo da escola para os pais do aluno já promovia comprometimento e alteração de comportamento na relação pais e filhos, promovendo significativamente o desempenho do aluno.
Pequenas recompensas simbólicas
outra forma de valorizar bons hábitos é dar a eles valor social expressivo. Se se quer melhorar o desempenho da leitura, por exemplo, criar recompensas como o rei da leitura ou leitor lendário pode servir para que a criança perceba o valor daquele comportamento, a recompensa emocional.
Listas de acertos
Acostume a criança a fazer pequenas listas sobre o que deu certo e porque deu certo. Por exemplo, se a criança tirou uma boa nota em uma determinada matéria, estimule-a pensar sobre o que a fez alcançar aquele resultado.
Desenvolver bons hábitos pode ser muito vantajoso para a criança porque automatiza uma decisão que a ajudará a desenvolver um comportamento melhor para ela mesma, reduzindo assim eventuais desgastes emocionais e dificuldades durante o aprendizado, quando a memória é extremamente exigida.
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Nosso objetivo é ajudar crianças de todas as idades a acessar informações cientificamente comprovadas que as ajudem a melhorar o próprio desenvolvimento cognitivo.