Pesquisa indica que uma das habilidades primordiais para o desenvolvimento da inteligência emocional é a capacidade de leitura.
Quando uma criança desenvolve a habilidade de leitura, de acordo com pesquisa feita em parceira entre as universidades Estadual de Londrina (PR) e de São Francisco (SP), ela tem uma percepção melhor de que vai vencer os desafios da escola – e isto reflete autoconfiança, um ingrediente essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional.
“A leitura e a compreensão é uma das atividades cognitivas mais complexas realizadas pelos seres humanos. Requer o uso de diversas habilidades cognitivas combinadas que demandam interação entre o leitor e o texto (Monteiro & Santos, 2013; Mota, 2015). Inclui elementos como conhecimento de vocabulário, decodificação linguística e semântica, inferimento, análise, síntese, criatividade, e também relacionar o conteúdo com outros conhecimentos adquiridos anteriormente (Oliveira, Lúcio & Miguel, 2016a; Oliveira, Santos, Boruchovitch & Rueda, 2012a).
Segundo Corso, Piccolo, Miná & Salles (2015), a compreensão da leitura não se estabelece apenas por causas internas, como a capacidade cognitiva de cada sujeito, mas também depende de causas externas como o ambiente de aprendizagem e as práticas de leitura envolvidas no processo”, afirmou as pesquisadoras.
A prática de leitura, que exige um esforço cognitivo para o qual muitas crianças não querem fazer, pode ser incluída no rol de atividades cuja criação de hábitos é possível, bastando estabelecer uma recompensa para o desempenho.
A leitura é o tema do nosso novo livro o Rei da Leitura, lançado este mês. Trata-se de uma obra que estabelece uma condição importante para fazer da leitura um hábito. Em uma escrita voltada para as crianças, a obra explica como estabelecer o hábito da leitura.
E o que é melhor: a técnica serve para o desenvolvimento de qualquer habilidade que se deseja desenvolver.
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Nosso objetivo é ajudar crianças de todas as idades a acessar informações cientificamente comprovadas que as ajudem a melhorar o próprio desenvolvimento cognitivo.