CogniçãoMemória

Por que a matemática assusta tanto os brasileiros?

A matemática, entre as disciplinas escolares, é um dos desafios mais exigentes, porque, abstrata em sua maioria, exige que as pessoas empreguem apenas a memória de trabalho.

Apenas para que você tenha uma ideia, a memória de trabalho, por vezes, retém informações por apenas alguns segundos. E, às vezes, este tempo não suficiente para que o processo matemático seja concluído.

A equação proposta neste vídeo, por exemplo, para ser resolvida requer um esforço enorme. O indivíduo precisa memorizar o resultado de 2 x 8, depois 2 x 3. Depois disso, em uma linha subsequente, precisa deslocar uma casa decimal  e executar as operações 1 x 8, depois 1 x 3. Em seguida, ele deve somar os resultados. A esta altura a mente já não mais recorda da primeira multiplicação. (veja publicação no instagram.)

Para resolver este desafio, há a possibilidade de reduzir a complexidade da equação para permitir que a memória de trabalho armazene as informações. E assim, fazermos 38×10 e somarmos ao resultado de 38 x 2.

Mais fácil. E o que é melhor: este tipo de raciocínio passa a ser utilizado pelo indivíduo em tarefas mais complexas.  Afinal, ele aprendeu que simplificar e resolver as partes mais fáceis é uma estratégia que funciona melhor.

É o tipo de conhecimento matemático que vale para diversas situações da vida, desde que isto seja explicado à criança.

Infelizmente, as escolas brasileiras não oferecem este tipo de compreensão na fase inicial do aprendizado, quando os alunos começam a estruturar a linha mestra de raciocínio lógico.

Em um dos nossos livros — A Supermemória de uma Campeã — nós explicamos parte deste processo de simplificar desafios, resolver as partes mais fáceis e depois agregá-las a soluções mais complexas.

Quer estimular as crianças a desenvolver este tipo de raciocínio? Leia o livro para ela e explique como soluções complexas podem ser resolvidas por partes mais simples, com a decomposição. Garanto que será uma bela maneira de a criança compreender como a matemática é fundamental para vida.

Leia mais

Fique informado sobre inteligência emocional, desenvolvimento cognitivo, comportamento e tudo o que importa sobre o mundo infantil. Se desejar, você pode nos seguir no Instagram (@noitescomletras)

O surpreendente poder dos cães no desenvolvimento cognitivo humano

Um estudo recente revelou que interagir com cães, especialmente através de brincadeiras e caminhadas, melhora significativamente o relaxamento e a concentração. A pesquisa, utilizando EEG, analisou os efeitos de oito atividades diferentes com cães sobre a atividade cerebral, observando reduções notáveis em estresse, depressão e fadiga. Este trabalho sugere que variadas interações com cães influenciam…

Continue lendo

Como aumentar a atenção e concentração em caminhadas de 40 minutos

Pesquisadores da Universidade de Utah descobriram que caminhadas em ambientes naturais melhoram significativamente a concentração cerebral, superando os benefícios do exercício sozinho. Usando EEG, o estudo mostrou que a natureza potencializa o controle executivo no cérebro. Essa pesquisa enfatiza a necessidade de integrar espaços verdes na vida urbana.

Continue lendo