O último pico de desenvolvimento do encéfalo humano se dá por volta dos 15 anos. É nesta idade em que, biologicamente, a solidificação da massa cortical passa a se intensificar, reduzindo, desta maneira, a plasticidade do tecido.
Isso significa que o indivíduo passa a estar mais preparado para compreender temas mais complexos e estabelecer as representações corticais ideais do ambiente em que vive o indivíduo – aspectos importantes para a definição do comportamento.
Esta transição é vantajosa para o indivíduo porque permite a consolidação e retenção sequenciais de novas e complexas funções motoras e cognitivas, além de um aprofundamento da percepção de mundo (Cisneros-Franco et al., 2020).
Por outro lado, esta mutação do tecido encefálico também significa menor capacidade de promover novas conexões sinápticas. Ou seja, as estruturas existentes aos 15 anos tornam-se uma espécie de padrão para o comportamento adulto.
As redes neurais responsáveis pelas transmissões das informações de uma região para outra do encéfalo passarão a estar menos disponíveis para revisões futuras.
Portanto, se a experiência do indivíduo até aquela idade significou alguma anormalidade de comportamento, tal consolidação do tecido pode levar à perpetuação do comportamento na vida adulta.
Por isso é fundamental que até esta idade a criança experimente o maior nível possível de carinho, proteção, atenção e amor, além de estímulos contínuos para o desenvolvimento da cognição, para que, com isso, tenha uma base cognitiva melhor capacitada para compreender as relações da existência humana, como o afeto, empatia, resiliência etc.
Nossa proposta com o Noites com Letras é oferecer parte deste apoio para que pais e mães possam ter, durante a jornada, apoio em literatura que promova a compreensão de determinados aspectos e comportamento (Buchweitz, 2016). Nossa literatura é voltada para a criança. Numa linguagem lúdica e embasada por achados científicos de instituições sérias, levamos ao mundo infantil informações que promovam o desenvolvimento de habilidades motoras, sensoriais e sociais – já que a informação é processo essencial para o desenvolvimento do comportamento humano.
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