Ao estimular uma criança a conhecer os fonemas de forma divertida, também se estimula o desenvolvimento da habilidade de leitura, que, por sua vez, exerce forte papel na consolidação do autoconhecimento e autoestima.
A habilidade de leitura de uma criança em Língua Portuguesa requer a ativação das regiões posteriores do cérebro, que atuam na identificação das formas das letras e na decodificação fonológica dos sons.
Quando uma criança é estimulada a reconhecer os fonemas de forma leve e divertida, ela passa a desenvolver as bases cognitivas que serão utilizadas para a obtenção da linguagem falada e, depois, no letramento e habilidade de leitura.
Brincar com os sons dos fonemas é tipo de estímulo amplia a consciência fonológica ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento das redes neurais que a levarão a reconhecer mais rapidamente as sílabas.
Esse processo é fundamental para o desenvolvimento da linguagem falada e cria os fundamentos para o aprendizado da leitura (Radka Wildová e Jana Kropáčková, 2015).
Além disso, segundo Wildová, quando a criança ingressa no aprendizado da linguagem falada, a motivação para descobrir a si mesma e a personalidade da criança também são, paralelamente, desenvolvidas. Ou seja, ao se divertir com a exposição a fonemas, estará a criança também criando as bases para o desenvolvimento pessoal.
É o que também afirma outro estudo, desta vez desenvolvido a partir da análise do comportamenro de crianças brasileiras.
Compreender e ler com desenvoltura podem promover a autopercepção da criança, o que a concederá níveis mais elevados de confiança no próprio desempenho e superação de desafios (BELUCE, Andrea Carvalho et al, 2018).
Então, sim, vale muito a pena estimular a criança a reconhecer fonemas e grafias como forma de preparar o caminho para a linguagem falada e habilidade em leitura, mas sempre de um modo divertido e estimulante.
Referências:
Radka Wildová, Jana Kropáčková, Early Childhood Pre-reading Literacy Development,
Procedia – Social and Behavioral Sciences, Volume 191, 2015 avaliable from <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815026786> access on 10 Nov 2020. BELUCE, Andrea Carvalho et al . Reading Comprehension and Self-Perceived School Performance in Elementary School. Psico-USF, Campinas , v. 23, n. 4, p. 597-607, Dec. 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Nov 2020.
Nós temos duas publicações que abordam o desenvolvimento de habilidades, veja:
De Perna de Pau a Perna de Craque
Temas abordados:
Como Aprimorar Habilidades;
Como Estimular a Memória Procedural;
Novas Formas de Enfrentar Desafios;
Amizade;
Superar limites.
O Nadador Veloz
Temas abordados:
Como Aprimorar Habilidade;
Como Estimular a Memória Procedural;
Controle Emocional;
Amizade;
Alimentação;
Disciplina.
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